Como planejar e setorizar a cozinha nas residências

December 19, 2018

Para planejar e setorizar a sua cozinha de maneira eficiente, é necessário seguir algumas dicas básicas. A primeira delas, quando o edifício já está pronto e você precisa pensar em uma obra já construída, é pegar as medidas da cozinha e marcar o que é fixo e não pode ser alterado.Alguns exemplos disso são janelas e portas, saídas de gás, pontos de água, esgoto e registros, além da posição das tomadas e interruptores.

O que explanamos acima acaba delimitando algumas das características do projeto, pois limitam as possibilidades de mobília e decoração. A partir da análise inicial, é possível verificar o tipo de cozinha ideal para o espaço em questão. Primeiramente é importante lembrar que a pia da cozinha é o ponto de partida e principal elemento e, a partir dela, deve-se acessar a geladeira e o fogão. Para facilitar e, sendo possível, é indicado que a circulação entre estes três elementos forme um triângulo.

Para organizar melhor, o arquiteto pode dividir a área da cozinha em alguns setores:

- Limpeza (pia)
- Cocção (fogão e outros)
- Estoque (despensa + geladeira)
- Área de preparo dos alimentos (bancada)
- Área para refeições.

Depois deste processo, está na hora de adquirir a mobília e distribuir os móveis. O fogão deve estar próximo à geladeira, porém não devem ficar lado alado para que o calor não prejudique o funcionamento do refrigerador. O ideal é que a pia fique próxima a uma janela, para garantir boa iluminação. Microondas e outros acessórios não devem ficar próximos demais do fogão devido a gordura.É interessante que exista também uma bancada ao lado da geladeira para apoiar alimentos como frutas e verduras.

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK