Rio de Janeiro é eleita a primeira Capital Mundial da Arquitetura pela Unesco

February 25, 2019

A Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) elegeu a cidade do Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura. O título foi concedido no mês de janeiro deste ano, em cerimônia ocorrida na sede da instituição em Paris, sendo que uma das causas da nomeação é a realização do Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá na capital do estado de mesmo nome em 2020.

A designação foi dada pela primeira vez a uma cidade, sendo que ela foi criada no ano passado, em uma parceira da Unesco e a União Internacional dos Arquitetos (UIA). A conquista do título não se deu somente pelo fato de que o Rio será sede do Congresso. A cidade possui grande diversidade urbanística em suas fronteiras, com elementos arquitetônicos comuns tanto em centros de grandes países ricos como peças características de países em desenvolvimento, o que faz da cidade maravilhosa muito atrativa no que diz respeito a sua arquitetura.

A secretária de urbanismo da capital, Verena Andreatta, declarou que “apesar de relativamente nova, a cidade do Rio já deixou valiosas referências na história da arquitetura. Ao longo de seus poucos séculos, passou por transformações substanciais, de grande magnitude, com técnicas complexas da engenharia e do urbanismo contemporâneos. Poucas cidades tiveram alteração tão expressiva em sua topografia original. Temos uma mescla eclética de estilos arquitetônicos e paisagem urbana reverenciada pelo mundo por suas condições naturais. O título de Capital Mundial da Arquitetura é a justa condecoração desta história”.

O Congresso Mundial de Arquitetos é promovido pela UIA e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Pela primeira vez no país, o evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020 no Rio com atividades em locais diversos da região central da cidade, entre elas o Palácio Gustavo Capanema que deverá receber exposições, palestras e workshops. A expectativa é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem a cidade durante a realização do evento.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/rio-de-janeiro-e-a-primeira-capital-mundial-da-arquitetura/r.

A Ricardo Amaral Arquitetos associados vem projetando, desde 1976, uma história marcada pelo sucesso e pelas grandes realizações.

+55 (41) 3262-2220
+55 (41) 3262-2670
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br

R. Simão Bolívar, 1827 - Hugo Lange
CEP 80030-260 - Curitiba - PR - Brasil

Cadastre seu email fique por dentro de todas as novidades e oportunidades relacionadas a Ricardo Amaral Arquitetura.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Português
Desenvolvido por Agência MAVERICK